Hb
|
3:5
|
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
|
Hb
|
3:6
|
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
|
Hb
|
3:7
|
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
|
Hb
|
3:8
|
Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
|
Hb
|
3:9
|
Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
|
Hb
|
3:10
|
Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
|
Hb
|
3:11
|
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
|
Hb
|
3:12
|
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
|
Hb
|
3:13
|
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
|
Hb
|
3:14
|
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
|
Hb
|
3:15
|
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
|
Hb
|
3:16
|
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
|
Hb
|
3:17
|
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
|
Hb
|
3:18
|
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
|
Hb
|
3:19
|
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
|
Hb
|
4:1
|
TEMAMOS, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
|
Hb
|
4:2
|
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
|
Hb
|
4:3
|
Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
|
Hb
|
4:4
|
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
|
Hb
|
4:5
|
E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
|
Hb
|
4:6
|
Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
|
Hb
|
4:7
|
Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
|
Hb
|
4:8
|
Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
|
Hb
|
4:9
|
Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
|
Hb
|
4:10
|
Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
|
Hb
|
4:11
|
Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
|
Hb
|
4:12
|
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
|
Hb
|
4:13
|
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
|
Hb
|
4:14
|
Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
|
Hb
|
4:15
|
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
|
Hb
|
4:16
|
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
|
Hb
|
5:1
|
PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
|
Hb
|
5:2
|
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
|
Hb
|
5:3
|
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
|
Hb
|
5:4
|
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
|
Hb
|
5:5
|
Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
|
Hb
|
5:6
|
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
|
Hb
|
5:7
|
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
|
Hb
|
5:8
|
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
|
Hb
|
5:9
|
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
|
Hb
|
5:10
|
Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
|
Hb
|
5:11
|
Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
|
Hb
|
5:12
|
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
|
Hb
|
5:13
|
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
|
Hb
|
5:14
|
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
|
Hb
|
6:1
|
POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
|
Hb
|
6:2
|
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
|
Hb
|
6:3
|
E isto faremos, se Deus o permitir.
|
Hb
|
6:4
|
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
|
Hb
|
6:5
|
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
|
Hb
|
6:6
|
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
|
Hb
|
6:7
|
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
|
Hb
|
6:8
|
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
|
Hb
|
6:9
|
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
|
Hb
|
6:10
|
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
|
Hb
|
6:11
|
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
|
Hb
|
6:12
|
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
|
Hb
|
6:13
|
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
|
Hb
|
6:14
|
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
|
Hb
|
6:15
|
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
|
Hb
|
6:16
|
Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.
|
Hb
|
6:17
|
Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
|
Hb
|
6:18
|
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
|
Hb
|
6:19
|
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
|
Hb
|
6:20
|
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
|
Hb
|
7:1
|
PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
|
Hb
|
7:2
|
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
|
Hb
|
7:3
|
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
|
Hb
|
7:4
|
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
|
Hb
|
7:5
|
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
|
Hb
|
7:6
|
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
|
Hb
|
7:7
|
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
|
Hb
|
7:8
|
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
|
Hb
|
7:9
|
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
|
Hb
|
7:10
|
Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
|
Hb
|
7:11
|
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
|
Hb
|
7:12
|
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
|
Hb
|
7:13
|
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
|
Hb
|
7:14
|
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
|
Hb
|
7:15
|
E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
|
Hb
|
7:16
|
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
|
Hb
|
7:17
|
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
|
Hb
|
7:18
|
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
|
Hb
|
7:19
|
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
|
Hb
|
7:20
|
E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
|
Hb
|
7:21
|
Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
|
Hb
|
7:22
|
De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
|
Hb
|
7:23
|
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
|
Hb
|
7:24
|
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
|
Hb
|
7:25
|
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
|
Hb
|
7:26
|
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
|
Hb
|
7:27
|
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
|
Hb
|
7:28
|
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
|
Hb
|
8:1
|
ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
|
Hb
|
8:2
|
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
|
Hb
|
8:3
|
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
|
Hb
|
8:4
|
Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
|
Hb
|
8:5
|
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
|
Hb
|
8:6
|
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
|
Hb
|
8:7
|
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
|