Gl
|
1:1
|
PAULO, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
|
Gl
|
1:2
|
E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
|
Gl
|
1:3
|
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
|
Gl
|
1:4
|
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
|
Gl
|
1:5
|
Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
|
Gl
|
1:6
|
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
|
Gl
|
1:7
|
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
|
Gl
|
1:8
|
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
|
Gl
|
1:9
|
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
|
Gl
|
1:10
|
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
|
Gl
|
1:11
|
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
|
Gl
|
1:12
|
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
|
Gl
|
1:13
|
Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.
|
Gl
|
1:14
|
E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
|
Gl
|
1:15
|
Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
|
Gl
|
1:16
|
Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,
|
Gl
|
1:17
|
Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
|
Gl
|
1:18
|
Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
|
Gl
|
1:19
|
E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
|
Gl
|
1:20
|
Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
|
Gl
|
1:21
|
Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia.
|
Gl
|
1:22
|
E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;
|
Gl
|
1:23
|
Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.
|
Gl
|
1:24
|
E glorificavam a Deus a respeito de mim.
|
Gl
|
2:1
|
DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
|
Gl
|
2:2
|
E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
|
Gl
|
2:3
|
Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
|
Gl
|
2:4
|
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
|
Gl
|
2:5
|
Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
|
Gl
|
2:6
|
E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
|
Gl
|
2:7
|
Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
|
Gl
|
2:8
|
(Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
|
Gl
|
2:9
|
E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
|
Gl
|
2:10
|
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
|
Gl
|
2:11
|
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
|
Gl
|
2:12
|
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
|
Gl
|
2:13
|
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
|
Gl
|
2:14
|
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
|
Gl
|
2:15
|
Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.
|
Gl
|
2:16
|
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
|
Gl
|
2:17
|
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
|
Gl
|
2:18
|
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
|
Gl
|
2:19
|
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
|
Gl
|
2:20
|
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
|
Gl
|
2:21
|
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
|
Gl
|
3:1
|
Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
|
Gl
|
3:2
|
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
|
Gl
|
3:3
|
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
|
Gl
|
3:4
|
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
|
Gl
|
3:5
|
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
|
Gl
|
3:6
|
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
|
Gl
|
3:7
|
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
|
Gl
|
3:8
|
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
|
Gl
|
3:9
|
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
|
Gl
|
3:10
|
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
|
Gl
|
3:11
|
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
|
Gl
|
3:12
|
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
|
Gl
|
3:13
|
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
|
Gl
|
3:14
|
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
|
Gl
|
3:15
|
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
|
Gl
|
3:16
|
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
|
Gl
|
3:17
|
Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
|
Gl
|
3:18
|
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
|
Gl
|
3:19
|
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
|
Gl
|
3:20
|
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
|
Gl
|
3:21
|
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
|
Gl
|
3:22
|
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
|
Gl
|
3:23
|
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
|
Gl
|
3:24
|
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
|
Gl
|
3:25
|
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
|
Gl
|
3:26
|
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
|
Gl
|
3:27
|
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
|
Gl
|
3:28
|
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
|
Gl
|
3:29
|
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
|
Gl
|
4:1
|
DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
|
Gl
|
4:2
|
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
|
Gl
|
4:3
|
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
|
Gl
|
4:4
|
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
|
Gl
|
4:5
|
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
|
Gl
|
4:6
|
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
|
Gl
|
4:7
|
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
|
Gl
|
4:8
|
Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
|
Gl
|
4:9
|
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
|
Gl
|
4:10
|
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
|
Gl
|
4:11
|
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
|
Gl
|
4:12
|
Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
|
Gl
|
4:13
|
E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne;
|
Gl
|
4:14
|
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
|
Gl
|
4:15
|
Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
|
Gl
|
4:16
|
Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
|
Gl
|
4:17
|
Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
|
Gl
|
4:18
|
É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
|
Gl
|
4:19
|
Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
|
Gl
|
4:20
|
Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
|
Gl
|
4:21
|
Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
|
Gl
|
4:22
|
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
|
Gl
|
4:23
|
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
|
Gl
|
4:24
|
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
|
Gl
|
4:25
|
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
|
Gl
|
4:26
|
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
|