“Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.” (Provérbios 21:31)

Acredito que que a maioria das pessoas já falaram ou ouviram alguém dizer as seguintes frases: “Passei no vestibular por causa do meu esforço”; “Eu comprei um carro importado porque tenho muito dinheiro”; “Consegui aquele emprego por causa da minha boa formação”; etc. A princípio, pode-se concluir que essas frases estão corretas, porém, as coisas não são dessa forma…

Vejamos o que muitos livros de autoajuda/motivação dizem o seguinte: “Você é capaz de fazer tudo aquilo que deseja, porque a força reside em seu interior”. Ora, é necessário muito cuidado como essas frases, porque dá a entender que há uma independência do homem em relação a Deus. Isso me lembra um princípio pregado em muitos ramos do ocultismo: “O homem não precisa de Deus, porque ele é um deus.”

Ora, não estou dizendo que não devemos fazer esforço ou que o mesmo é inválido (tal como está escrito: “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha,”), mas acredito que há algo acima de nossos próprios méritos: a providência divina (como diz a conclusão do versículo: “porém do SENHOR vem a vitória”.).

É necessário aniquilar a soberba e o espírito autosuficiente e reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas. Devemos, como cristãos, manter a humildade preservada em nossos corações. Portanto, não podemos ser daqueles que batem no peito e bradam: “Eu sou cara! Eu conseguirei X pelos meus próprios méritos!”, mas daqueles que dizem: “Senhor, ajuda-me, porque sou dependente de ti. Se é da tua vontade, vai dar tudo certo.”.

Online

Temos 222 visitantes e Nenhum membro online